Aplicativos para Acompanhamento e Análise de Ações da Bovespa no Linux

Com a bolsa de valores de São Paulo batendo recordes após recordes, cada vez mais as pessoas se interessam pelo mercado de ações.

Para quem estiver interessado em investir em ações e não conhece nada sobre o assunto, indico este Curso de Introdução ao Investimento na Bovespa.

Uma das formas utilizadas para maximizar os ganhos e minimizar risco no mercado de ações é utilizando a Análise Técnica.

Para este tipo de análise é importante o uso de ferramentas (softwares) que, através de cálculos de indicadores em cima de gráficos históricos, facilitam o acompanhamento das oscilações dos ativos e ajudam a identificar tendências.

O aplicativo mais famoso para este tipo de análise é o MetaStock, um aplicativo comercial que possui versões apenas para Windows.

Pesquisando, encontrei algumas alternativas para Linux que, mesmo não se comparando ao MetaStock, são de grande auxílio para os pequenos investidores.

Todos os aplicativos que testei são OpenSource e utilizam como fonte de dados o Yahoo Financial, por isso os valores das ações sofrem um atraso de 15 minutos.

Abaixo segue a lista dos aplicativos:

- Qtstalker – Para quem usa o ubuntu, é muito fácil instalar este aplicativo. Ele se encontra no Gerenciador de Pacotes Synaptic.

O aplicativo é feito em qt mas funciona muito bem no Gnome. O Danilo Cesar escreveu um artigo em seu blog explicando a instalação e o uso do programa.

- AioTrade – Aplicativo feito em Java, portanto, funciona no Linux, no Windows e no Mac. Para instalar é só descompactar, entrar na pasta bin e executar o arquivo aiotrade para o Linux ou, o arquivo aiotrade.exe para o Windows. (obs. no Linux, o arquivo aiotrade deve estar com permissão para execução.)

Claro que, para funcionar, você deve ter o Java instalado e funcionando normalmente no seu sistema.

O que gostei deste aplicativo é a sua interface intuitiva e o recurso de watching (com atraso de 15 minutos), mas não tem tantos indicadores como o Qtstalker.

- ITrade – Feito em Python, não tive sucesso em fazê-lo funcionar. No site diz que tem alguns recursos interessantes como por exemplo alertas de parada na perda ou ganho (stop).

Se alguém conseguir testar e quiser compartilhar a experiência pode deixar um comentário.

- Venice – Possui uma interface um pouco confusa e não consegui importar os dados do Yahoo (erro de parsing). É feito em Java também. Parece ter boas ferramentas para análise mas não pude testar.

- Eclipse Trader Project – É um projeto recente (a versão atual é a 0.30). A interface é um pouco confusa mas possui vários indicadores para a análise. O aplicativo é em Java e para instalar é só descompactar e clicar no arquivo trader.

5 thoughts on “Aplicativos para Acompanhamento e Análise de Ações da Bovespa no Linux

  1. Grande dica. Estava buscando outro louco que gostasse de Linux e mercados de ações, como eu. Sinto me feliz em encontrar seu blog.

    Tenho utilizado o aiotrade, mas já vi que o mesmo parou em 2006, sem muitos esforços de continuidade. O qtalker poderia ser melhor, mas faltam muitos recursos de análise. Já o Itrade foi algo novo para mim. Baixei os fontes e estou brigando com meu sistema para faze-lo funcionar (meu laptop é um FreeBSD).

    Obrigado pelo post. Espero que continue, pois por menor que seja a informação, sempre pode beneficar alguém de alguma maneira.

    Abs,
    Helio

  2. Hélio,

    Foi uma pena terem parado o desenvolvimento do aiotrade, pois era o mais promissor entre os aplicativos que testei.

    Abraços,

    Wagner

  3. Tudo bem ?

    Trabalhamos com operações em bovespa e bmf.

    Pagamos comissão de 30% a 40% de acordo com volume operado.
    Nossos operadores são autônomos.
    Não pagamos nenhum tipo fixo.

    Você tem clientes bovespa ou bmf ?
    Você opera no mercado financeiro ?
    Tem interesse pelo modelo variável.

    Obrigado.

    Mauricio Valle

    http://www.UPInvest.com.br

    R Miguel Calfat, 128 Cj 414
    Vila Nova Conceição – São Paulo – SP CEP 04537-080
    Tel (11) 3528-4508

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>