Fotos Planetárias

Quando faço uma foto de um planeta e mostro para pessoas próximas (familiares, amigos, colegas de trabalho), fico impressionado com a falta de conhecimento de algo que na minha época era ensinado no primeiro grau. Tem pessoas que não conseguem identificar pelo nome nem o “planeta dos anéis”, o que dirá de outros como Júpiter, Marte, Vênus, etc… E a sequência dos planetas então… nem pensar.

É uma pena essa falta de interesse, mas eu acho muito bacana que pessoas comuns possam observar detalhes de outros planetas a distâncias tão longas, em suas próprias casas. Anos atrás isso era um feito quase impossível para amadores, mas hoje a tecnologia à custo acessível permite que qualquer entusiasta entre no ramo. Continue reading

Samsung SCB-2000 para Video Astronomia.

Como iniciante na astrofotografia comecei as fazer as primeiras imagens do céu com um pequeno telescópio e uma simples webcam. Com este setup consegui fazer algumas fotos de objetos com grande luminosidade como a Lua e alguns planetas como Júpiter, Marte e Saturno.

Mas com o aumento de interesse pela astrofotografia, isso me levou a pesquisar formas de fazer fotos de objetos de brilho muito tênue também conhecido como objetos de céu profundo (DSO – Deep Sky Objects), tais como galáxias, nebulosas, aglomerados estelares, etc… Esse tipo de fotografia é a mais complexa de se realizar, pois exige equipamentos bastante caros, muito conhecimento sobre técnicas de fotografia e muita paciência. E além disso tudo, uma das coisas mais importantes e cada vez mais difícil de se conseguir, é necessário um céu com o mínimo de poluição luminosa.

Continue reading

Novo Hobby

I'm away from this blog a long time ago, but I intend to post regularly here.

Topics, mobile technology and internet, are already addressed by many websites and blogs that I ended up getting tired of writing about it, why the blog came into standby.

Like last year I decided to have a hobby, I will start writing about it. Astronomy.

Since I have little interest in the subject, I read several books by Stephen Hawking, Sagan, Mourao among others. I like astrophysics, cosmology and quantum physics. So I decided to choose astronomy as a hobby pulling to the side of astrophotography. Se o hobby evoluir, maybe do something scientifically useful in the future.

But notice that I'm now just curious enthusiasts, far from becoming an amateur astronomer. You need to learn a lot to get there. Meanwhile I will share what I learn, here on the blog.

To begin, I did leave a photo of the moon with a simple webcam.

Lua01

 

 

In future posts I will explain how I made this photo. Until there.