Fotos Planetárias

Quando faço uma foto de um planeta e mostro para pessoas próximas (familiares, amigos, colegas de trabalho), fico impressionado com a falta de conhecimento de algo que na minha época era ensinado no primeiro grau. Tem pessoas que não conseguem identificar pelo nome nem o “planeta dos anéis”, o que dirá de outros como Júpiter, Marte, Vênus, etc… E a sequência dos planetas então… nem pensar.

É uma pena essa falta de interesse, mas eu acho muito bacana que pessoas comuns possam observar detalhes de outros planetas a distâncias tão longas, em suas próprias casas. Anos atrás isso era um feito quase impossível para amadores, mas hoje a tecnologia à custo acessível permite que qualquer entusiasta entre no ramo. Seguir leyendo

Samsung SCB-2000 para Video Astronomia.

Como iniciante na astrofotografia comecei as fazer as primeiras imagens do céu com um pequeno telescópio e uma simples webcam. Com este setup consegui fazer algumas fotos de objetos com grande luminosidade como a Lua e alguns planetas como Júpiter, Marte e Saturno.

Mas com o aumento de interesse pela astrofotografia, isso me levou a pesquisar formas de fazer fotos de objetos de brilho muito tênue também conhecido como objetos de céu profundo (DSO – Deep Sky Objects), tais como galáxias, nebulosas, aglomerados estelares, etc… Esse tipo de fotografia é a mais complexa de se realizar, pois exige equipamentos bastante caros, muito conhecimento sobre técnicas de fotografia e muita paciência. E além disso tudo, uma das coisas mais importantes e cada vez mais difícil de se conseguir, é necessário um céu com o mínimo de poluição luminosa.

Seguir leyendo

Novo Hobby

Estoy lejos de este blog hace mucho tiempo, pero tengo la intención de publicar regularmente aquí.

Temas, la tecnología móvil e internet, ya incluidas en muchos sitios web y blogs que acabé cansado de escribir sobre ella, ¿por qué el blog entró en standby.

Como el año pasado me decidí a tener un hobby, Voy a empezar a escribir sobre ella. Astronomía.

Como tengo poco interés en el tema, He leído varios libros de Stephen Hawking, Sagan, Mourao entre otros. Me gusta la astrofísica, la cosmología y la física cuántica. Así que me decidí a elegir la astronomía como un hobby tirando a un lado de la astrofotografía. Se o manía Evoluir, tal vez hacer algo científicamente útiles en el futuro.

Pero noté que estaba ahora a sólo entusiastas curiosos, lejos de convertirse en un astrónomo aficionado. Tienes que aprender mucho para llegar allí. Mientras tanto voy a compartir lo que aprendo, aquí en el blog.

Para empezar, Lo que dejar una foto de la luna con una simple webcam.

Lua01

& Nbsp;

& Nbsp;

En próximos posts voy a explicar cómo hice esta foto. Hasta que no haya.